História

Grupo de Artes Gaúchas Piazitos do Sul

   Ele é uma entidade tradicionalista de Canoas que iniciou suas atividades por volta de 1974. Nesta época era apenas um grupo estudantil de danças tradicionais que tinha como sede a Escola Barão do Amazonas da Vila Fernandes.
    Teve como fundadora a professora de música e gaiteira Helena Maria Munhoz. 
    Na época, o motivo que levou à formação do grupo foi a participação em um concurso de danças organizado pela 27ª Delegacia de Ensino. 
    O grupo apesar de ter sido criado dentro da Escola Barão do Amazonas sempre acompanhou a senhora Helena. Quando ela passou a trabalhar no Colégio Carlos Chagas, bairro Niterói, este passou a ser a nova sede do grupo. Vários integrantes passaram a estudar ali. 
    Uma das principais características do grupo era participar de atividades culturais. Sempre que convidado se fazia presente, apresentando o trabalho que realizava (danças e chula). 
    Em 1978 nos registramos oficialmente junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) como entidade tradicionalista plena, ou seja, em condições de trabalhar com todas as áreas possíveis (cultural, artística, esportiva e campeira).
     Participamos por várias vezes do Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, antigo Festival do Mobral. Neste festival nos sagramos duas vezes campeão do estado em danças tradicionais (Lagoa Vermelha: 1981 e Soledade: 1983). Ainda em 1980, Cachoeira do Sul, ficamos em terceiro lugar. 
    Representamos a cultura gaúcha em vários estados do Brasil: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. 
    Entre nossas realizações estão: baile do agasalho em prol do Movimento Assistencial de Canoas (MACA), pedágio em prol do Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas, gincana cultural em parceria com a Universidade Luterana no Brasil (ULBRA), Mostra Folclórica entre as escolas do bairro Fátima e projeto da prefeitura municipal onde foram ministrados ensinamentos sobre os usos e costumes do gaúcho a professores da rede de ensino municipal. 
    Antes de estabelecer a nossa sede definitiva, além das entidades citadas acima, passamos pelas seguintes: Canoas Tênis Clube, Associação Atlética Banco do Brasil, Grêmio Niterói, Instituto Pestalozzi, Colégio Espírito Santo, Escola Ícaro, Colégio Guarani, Colégio Fátima, Associação dos Funcionários do Trensurb, entre outras. 
    Depois de tanta peregrinação, em 1996, adquirimos uma área no bairro Fátima onde edificamos o nosso galpão. Hoje temos uma boa estrutura para realizar as nossas atividades e onde oferecemos à comunidade em geral um maior contato com a cultura de nosso estado. 
   Neste local já fizemos bastante história. Além de contar com a forte presença da comunidade, vários eventos já se tornaram tradicionais: Tertúlia de Fátima, Missa Crioula, Cavalgada de Fátima, Campanha de alimentos e agasalhos, Cavalgada de Aniversário, Semana Farroupilha, Costelão, Chá da Comenda, Cursos de Fandango, Sarau de Prendas (baile de debutantes) e Festa de Natal. 
   Trabalhamos com grupos de danças tradicionais em 4 categorias: mirim, juvenil, adulta e xiru. Somos uma das poucas entidades tradicionalistas, que tem uma invernada do fandango. 
    Também temos artistas individuais: declamadores, cantores e chuleadores. 
    Realizamos um trabalho forte com a preparação de prendas e peões através do aprendizado dos usos e costumes do povo gaúcho. Temos grupos de estudos que se reúnem periodicamente para este fim. Os resultados sempre foram belas participações em concursos de nível regional e estadual. Atualmente a 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul é de nossa entidade e se chama Amanda Faleiro. 
    Na área dos esportes temos um grupo de truco e uma cancha de bocha. 
   O nosso departamento campeiro se preocupa muito em incentivar os jovens a conhecer mais de perto o cavalo. Realizamos e participamos de vários rodeios e cavalgadas. 
   Temos uma biblioteca intitulada Afonso Marques. Homenagem póstuma a um dos mais queridos sócios e patrão de nossa entidade. 
   Temos uma parceria com a Rádio Comunitária Fátima FM (87.9), cujos estúdios estão instalados em um anexo da nossa entidade e também um programa, sob nossa responsabilidade, que vai ao ar todo sábado das 10:00 horas às 12:00 horas. 
  Interagimos diretamente com as escolas, inclusive cedendo o espaço do galpão para eventos organizados por elas. 
  Em suma, somos uma entidade que ao longo de 40 anos, sempre envolveu a comunidade canoense nas atividades tradicionalistas. 
   Entendemos que sem a participação das pessoas o nosso movimento não tem futuro. As crianças são a nossa grande esperança de continuidade. 
   Somos a FAMÍLIA PIAZITOS, e o nosso lema é: “Ontem, hoje e sempre, na história de nossos antepassados, a chama viva de nossa cultura”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário